O Portal de Trancoso desde 1999
 
 
 



Trancoso Sustentável

Entre os dias 23  e 25 de novembro aconteceu no auditório do Club Med o evento "Trancoso Sustentável" promovido pela SAT - Sociedade Amigos de Trancoso.

clique aqui para ver a galeria de fotos do evento

Sustentabilidade como projeto para Trancoso

Foram três dias de muitas análises e discussões. Entre 23 e 25 de novembro, comunidade, ambientalistas, representantes de ONGs nacionais e internacionais, além de autoridades ligadas às mais importantes entidades da área do meio ambiente estiveram em Trancoso, Bahia, para discutir a atual situação do distrito de Porto Seguro e definir estratégias para garantir a sustentabilidade em uma das regiões mais bonitas do país.

“Essa área do sul da Bahia ainda está no ponto que chamamos de ‘amarelo’, mas se não adotarmos nova postura, a situação entrará na zona crítica e irá para o vermelho. Precisamos, sim, voltar para a área de conforto, que é o verde”, afirma Fábio Feldmann, um dos idealizadores do projeto “Trancoso Sustentável”, ao lado dos membros da SAT, a Sociedade Amigos de Trancoso.

A região, considerada pela Organização das Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade, é brindada com trechos de Mata Atlântica, mas também enfrenta os problemas do desenvolvimento desordenado e da falta de um plano diretor. Os problemas sociais também chegaram em Trancoso.

Durante o período do evento, José Roberto Marinho, da Fundação Roberto Marinho, Cristina Montenegro, coordenadora do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Rachel Biderman, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica, o Secretário de Estado de Meio Ambiente da Bahia, Juliano Matos, entre outros, reuniram-se em mesas e painéis. “Estratégias para o Turismo Sustentável no Litoral Sul de Porto Seguro” abordou as experiências de sucesso de turismo sustentável no mundo e as implicações positivas que são geradas.

Foram analisadas também as tendências e experiências inovadoras no desenvolvimento sustentável, assim como a legislação ambiental e experiências de preservação, temas de grande destaque.
Entretanto, toda realidade foi também analisada in loco. Palestrantes e alguns convidados visitaram o lixão, áreas de expansão desordenadas, turismo de massa, desmatamento e a degradação ambiental, que ocorrem por conta de invasões irregulares. A proposta do grupo é que o trabalho tenha continuidade, com comprometimento dos participantes no processo para garantir o desenvolvimento com sustentabilidade na região. Esse conceito envolve não apenas a questão ambiental, mas a econômica e social também.

Palestrantes:
Fábio Feldmann – Consultor e Ambientalista
Cristina Montenegro – PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
Reinaldo Dantas – Diretor em Investimentos Turísticos, Secretaria de Turismo da Bahia
Ana Cristina - TNC
Maluh Barciotte – Viva Bem/Instituto GEA
Cláudio Savaget - Globo Ecologia
Alberto Pereira – Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo
Rachel Biderman – Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas
Durval Olivieri - Ambientalista
Jorge Khoury – Deputado Federal - Bahia
Fernando Furriela – ex- presidente do Conselho do Greenpeace
Juliano Matos– Secretário de Meio Ambiente da Bahia
Ruy Muricy – CRA (Centro de Recursos Ambientais)
Maria Cássia Boaventura - IPHAN
Roberto Mourão – Instituto EcoBrasil
Mario Mantovani – SOS Mata Atlântica
Maria Lucia Freire – SMA (Secretaria do Meio Ambiente SP)
Alyson Costa – Pólo Ecoturismo Lagamar
Clayton Lino – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Marcelo Takaoka – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável
Fernando Brutto - Instituto Chico Mendes
José Francisco Azevedo Junior – APA Trancoso / Caraíva

Fernanda Pannunzio: assessora de comunicação
Cel. 11. 8223.6476
fernanda.pannunzio@gmail.com
 


PROJETO DEFENDE SUSTENTABILIDADE DE TRANCOSO

* Fabio Feldmann

Semana passada foi realizada em Trancoso a primeira reunião de trabalho do projeto "Trancoso Sustentável", que visa, entre outros objetivos, fomentar a criação de um espaço público de articulação dos principais atores sociais presentes na região, tais como lideranças locais, setor empresarial e órgãos públicos, de modo que os mesmos possam conjuntamente desenhar e implementar um processo que induza o desenvolvimento sustentável da região, permitindo que essa experiência se torne uma referência singular a ser replicada em outras partes do Brasil.

Em Trancoso, estão situados importantes fragmentos remanescentes do bioma Mata Atlântica, considerada um dos hotspots da biodiversidade mais ameaçadas do mundo e tida pelo Ministério do Meio Ambiente como área prioritária de extrema importância para formulação e implementação de programas e políticas públicas voltadas para sua conservação. Além disso, a região é considerada pela Organização das Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade.

Apesar de todos estes fatos, Trancoso vive atualmente uma situação crítica, assim como muitas outras localidades do país: os desafios do abastecimento de água e do saneamento, segurança pública e educação, a conservação e a recuperação da cobertura florestal e a conciliação entre o potencial do turismo ecológico com as riquezas naturais e culturais são temas da agenda do movimento.

Dessa forma, foram reunidos profissionais renomados, membros do governo, representantes de importantes ONGs brasileiras, representantes de agências ligadas à ONU, lideranças locais e moradores da região para que conjuntamente fosse definido um novo pacto social, no qual a sustentabilidade da região é o objetivo central. Os visitantes realizaram algumas visitas de campo para que pudessem entender a realidade local com mais clareza: lixão; áreas de expansão desordenada no meio urbano; grande volume de turistas desprovidos de referências sobre o valor cultural e ambiental da região e seu papel sobre este meio, agravado pela prática do turismo de massa, desinformado e descontrolado; desmatamento desordenado; expansão agrícola e florestal e as dificuldades na integração das agendas de conservação pública e privada são um desafio a ser transformado em oportunidade de valorização.

Como contraponto, o potencial do eco-turismo local e regional é extremamente grande e um dos objetivos é vinculá-lo ao fomento, à conservação e ao uso sustentável de florestas e de serviços urbanos, já que o papel das florestas é amplamente reconhecido numa economia e numa sociedade forte, fruto dos seus serviços na produção de água, na manutenção da biodiversidade e no valor de sua beleza cênica e raiz da cultura local.

Além disso, a iniciativa terá como um dos seus principais pilares a incorporação de critérios de sustentabilidade em investimentos produtivos de longo prazo, visando assegurar operações viáveis, provedoras de benefícios sócio-econômicos a todos os agentes envolvidos, distribuídos equitativamente, com emprego de qualidade, geração de renda e alívio da pobreza.

Em suma, o que a iniciativa está tentando formar é um grupo engajado, capaz de transformar a dinâmica local em prol de seu desenvolvimento sustentável, o que deve contemplar necessariamente a garantia de boas condições de vida à sua população e a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. O que fica depois do sucesso da reunião é o dever e compromisso deste grupo em trabalhar nas alternativas viáveis para que suas metas sejam alcançadas e em cada vez mais agregar novos atores interessados no tema e capazes de contribuir para que esta transformação se concretize. Boa sorte!



Fabio Feldmann é consultor, advogado, administrador de empresas, secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade e fundador da Fundação SOS Mata Atlântica. Foi deputado federal, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dirige um escritório de consultoria, que trabalha com questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
 
 
 


 

 

 
 


O Portal de Trancoso desde 1999

..:: Home | Pousadas | Praias | Noite | Restaurantes | Festas | Eventos | Esportes | Artes ::..
..:: Serviços | Imobiliária | Como Chegar | Fale Conosco ::..